Telefone: (65) 3321-3665

6 passos que vão te levar direto ao sucesso profissional

Se você perguntar para as pessoas o que elas desejam para o futuro, com certeza o sucesso profissional será uma das respostas mais citadas.

Afinal, passamos a maior parte de nossas vidas nos preparando profissionalmente. Primeiro, os anos de escola, depois, faculdade e, em alguns casos, ainda cursos de especialização. Fora as 8h diárias destinadas ao trabalho.

Não é absurdo pensar que alcançar o sucesso profissional esteja entre os principais desejos das pessoas.

Além da satisfação pessoal, ter uma carreira de sucesso significa ser valorizado no mercado de trabalho. Podendo deitar a cabeça no travesseiro sem se preocupar se vai estar empregado ou não nos próximos meses.

Mas, apesar disso, não é um desejo fácil. Para se tornar um profissional de sucesso e se destacar dos demais, além de ter grande entendimento e talento na área escolhida, algumas características são fundamentais.

Para te ajudar com isso, fizemos este artigo com 6 habilidades essenciais para todos aqueles que desejam alcançar o sucesso profissional em suas carreiras, dicas de como desenvolver suas habilidades, além de alguns cases de sucesso para te inspirar.

6 atitudes para chegar ao sucesso profissional

1. Pratique o autoconhecimento

Entender suas motivações, pontos fracos que precisam ser melhorados e habilidades que te destacam frente aos concorrentes são essenciais para te levar ao sucesso profissional e pessoal.

Além do autoconhecimento em relação a sua personalidade, também tente entender e traçar objetivos para o futuro profissional. Quando você se imagina a longo prazo, qual cargo deseja alcançar? Qual empresa você admira e sonha em fazer parte?

Com isso em mente, fica mais fácil pensar quais os melhores caminhos que você precisa percorrer para ser bem sucedido na sua vida profissional e a partir daí desenhar o seu plano de carreira.

2. Se mantenha sempre atualizado

Toda pessoa que está ativamente no mercado de trabalho sabe que cada ano que passa ele se torna mais competitivo. Além da graduação não ser mais um diferencial, novas funções e ferramentas estão sempre surgindo. Isso obriga o profissional a estar sempre se atualizando.

Para isso, existe a possibilidade da realização de cursos de extensão e é fundamental uma pós-graduação ou MBA para se especializar. É uma oportunidade de acompanhar as novidades do mercado e adquirir total domínio do tema escolhido.

É importante salientar que existe uma grande diferença entre um multiprofissional e uma pessoa que tem conhecimento generalizado. A grande sacada é se especializar em uma área, mas ter noção de tudo o que está relacionado as suas atividades.

3. Sempre cultive o networking

Como você já deve saber, ter uma boa rede de contatos é imprescindível para o sucesso profissional.

Pense: se você tivesse que contratar duas pessoas igualmente qualificadas, mas uma foi indicada por uma pessoa de confiança, qual você escolheria?

Afinal, não adianta nada ser um profissional incrível se você não tem a oportunidade de se mostrar para o mercado, por isso a importância do networking.

Essa dica serve para todas as etapas da sua vida profissional, mas é especialmente válida para aquelas pessoas que estão iniciando na carreira e ainda estão construindo um nome.

Um bom jeito de fazer networking é estando onde os outros profissionais estão, como especializações, cursos e eventos da área.

Uma vez nesses locais, esteja bem alinhado e tente mostrar suas qualidades, como em um ambiente normal de trabalho

4. Cuide do marketing pessoal

O marketing pessoal é imprescindível para chegar aonde você quer. E, quando falamos nisso, não estamos nos referindo apenas a aparência física.

Marketing pessoal também envolve características da sua personalidade e uma boa convivência.

Como, por exemplo: ser pontual em suas reuniões e encontros, estar atento a sua postura corporal, saber ouvir e ser uma pessoa proativa.

Se você trabalha com marketing digital, estar atento às suas redes sociais também é importante. É muito provável que a empresa na qual você trabalha ou irá trabalhar observe isso.

5. Esteja sempre a frente

Sucesso profissional é sinônimo de estar a frente do seu tempo. Se você quer se destacar dos demais, estar por dentro das tendências antes mesmo que elas se popularizem é crucial.

Lembra quando falamos que ir a eventos é interessante para o networking? Aproveite a oportunidade de conversar para trocar informação e saber quais as novidades do mercado e tendências.

6. Seja paciente

A última dica está relacionada ao tempo: a pressa pode ser uma inimiga para algumas pessoas. É preciso entender que leva tempo ser um profissional de sucesso, é algo que precisa ser construído aos poucos.

Provavelmente, você irá colher os frutos do que vem plantando a médio e longo prazo.

E se apressar pode ser uma má escolha. Se você aceitar um cargo que sabe que não tem condições de ser o melhor porque ainda não tem expertise para isso, poderá mostrar aos seus superiores um trabalho que não condiz com você.

E isso não quer dizer que você não é bom, mas que ainda não está preparado.

Com isso, não confunda estar preparado com estar com medo. Voltando a primeira dica, exerça o autoconhecimento e pense se aquele cargo está de acordo com o seu nível nível de conhecimento atual.

Se não estiver, desenvolva habilidades necessárias e tente a vaga sabendo que é realmente o melhor profissional para o cargo.

Como posso melhorar minhas habilidades para ter uma carreira de sucesso?

Todo mundo possui pontos fortes e pontos fracos que diferem entre cada um. Pode ser que você seja proativo, mas não consiga expressar suas ideias tão bem como seu amigo.

Apesar de muitas vezes as nossas características particulares serem algo da nossa personalidade e construção social, não quer dizer que são estáticas. Portanto, com um pouco de trabalho e observação, é possível desenvolver o que precisa ser melhorado.

Inicialmente, para melhorar algo é necessário saber o quê, certo? Reflita os momentos que algo não saiu como o planejado e tente identificar padrões de comportamento.

Pode ser que você seja muito ansioso, ou que precisa ser mais desinibido para conseguir que algo aconteça.

Após isso, procure pensar em alternativas que irão ajudá-lo a sanar esse problema. Usando os exemplos anteriores: se você não está contente com suas habilidades de comunicação, já pensou em fazer cursos de oratória?

Ou, antes de fazer uma apresentação ou explicar alguma proposta, que tal ensaiar na sua cabeça a sequência de informações necessária para ser bem compreendido?

Se você for muito ansioso, tente atividades que vão gastar a sua energia e te deixar com a cabeça tranquila. Outra alternativa é manter pensamentos positivos e tentar controlar a situação acalmando a mente.

Agora, acima de todas essas dicas para habilidades que você gostaria de melhorar, nada melhor do que encarar essas situações.

Naturalmente, tentamos evitar situações que sejam desafiadoras, mas quanto mais você vivenciá-las, mais elas deixarão de ser um bicho de sete cabeças.

Portanto, quando você se deparar com um desafio, tente passar por ele!

Se inspire com nossos cases de sucesso

Nada melhor do que ler histórias que deram certo para você se manter firme no seu propósito, não é?

Aqui no IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação temos vários alunos e ex-alunos que através dos nossos cursos conseguiram abrir o próprio negócio, trabalhar na empresa que sempre almejaram ou tirar do papel aquele projeto.

Clique aqui e fique por dentro de todas as nossas histórias de sucesso!

E se você se está em busca de uma especialização para dar um passo a mais na sua carreira, não deixe de baixar o nosso infográfico “8 passos para fazer sua pós-graduação!”.

Compartilhe este post: