Fale com nossa Equipe:
(65) 3321-3365

Aprenda como fazer um projeto de vida coerente e eficaz

São grandes as promessas de mudanças e reviravoltas na época de natal e réveillon. Quem nunca fez um projeto de vida para o ano seguinte e também para os próximos?

Geralmente, o ciclo de vida de um projeto como esse não dura muito, não é?

Entretanto, refletir sobre o cenário atual da existência, mesmo sem estar próximo de datas comemorativas, seja para aceitar, agir ou mudar alguns caminhos que ainda podem estar desajustados é fundamental para buscar um ponto de equilíbrio na rotina profissional e pessoal.

Encontrar motivação e propósito para trabalhar, elaborar um planejamento financeiro, definir metas simples ou realizar um projeto de vida e carreira para o futuro são coisas que casualmente fazemos e dificilmente praticamos.

Que tal não deixar para amanhã e começar a realizar hoje todos seus planos e sonhos?

Parece clichê, mas para realizar um sonho basta uma só coisa: o primeiro passo.

Alguns acreditam que a vida flui mais rápido quando envelhecemos e outros temem o passar do tempo. No entanto, um projeto de vida a curto, médio e longo prazo serve como um check-list mental do que é mais importante: você! E isso independe do tempo.

Vamos começar?

O que é um projeto de vida?

Um projeto de vida é uma linha traçada para o direcionamento do seu futuro, reunindo todas as conquistas que você almeja, tanto na vida pessoal, emocional, financeira, profissional e familiar.

Alguma vez você já olhou em volta e sentiu desespero por não saber para onde sua vida está indo?

Caso não, parabéns! Você tem uma vida plena.

Se a resposta foi “sim”: isso é completamente normal e todos nós sentimentos medo e frustração em algum momento da vida.

O propósito do projeto de vida é ser, justamente, um guia para driblar essa ansiedade e temor do futuro.

Com a determinação dos seus objetivos e metas, o amanhã se torna um tempo muito mais acolhedor e convidativo, enquanto o presente segue com dias produtivos, prazerosos, menos ansiosos e mais motivados.

Isso porque, a chance de olhar pra frente e perceber que existe um caminho feito por você traz muito mais confiança do que deixar apenas as ondas rolarem, concorda?

Vou ser mais feliz com um projeto de vida?

Com certeza!

A visão de todos os seus objetivos e seus propósitos em um plano de vida trará sensação de autoconhecimento. Sentimento esse que na maioria das vezes não é despertado pela rotina atribulada do dia a dia.

O autoconhecimento traz para si respeito, confiança, autonomia, motivação para gostar de viver dia após dia (independente das situações) e diversos outros benefícios que serão conhecidos intimamente por você.

Para resumir, podemos dizer que o projeto de vida ou plano de vida é um mapa mental e físico de tudo que você representa.

Quanto mais cedo ele for iniciado, maiores são as chances de pôr em prática tudo que deseja.

Como fazer um projeto de vida

O projeto de vida não deve ser parcial e tendencioso apenas para uma área da sua vida.

Mesmo que sua vontade de ganhar muito dinheiro ou ter um casamento promissor seja um desejo latente, busque o equilíbrio em todos os setores, sejam eles: emocional, espiritual, financeiro, pessoal, social, familiar ou religioso.

Todo seu projeto de vida deve ser voltado para sua plenitude. Já imaginou ganhar rios de dinheiro e não ser feliz com seu cônjuge?

O contrário também é válido, assim como diversas situações que nem cogitamos e podem existir. Afinal, a vida é como uma peça de teatro sem oportunidade de ensaio.

Além disso, não anule outras pessoas de seu projeto de vida. O plano é seu, mas seus entes queridos devem estar inseridos nele.

Você conhece a história do livro Na Natureza Selvagem, escrito pelo jornalista Jon Krakauer?

Alexander Supertramp foi um jovem norte-americano que desde criança gostaria de ser livre e desprendido de todos os bens materiais e tudo que ele julgava ser injusto. A partir desses dilemas, ele buscou contato direto com a natureza e percorreu todo Estados Unidos, encontrando no Alasca o local ideal para seu refúgio. Supertramp viveu pelo tempo que pôde dentro de um ônibus abandonado, se alimentando do que havia por ali e no final de sua vida descobriu que “a felicidade só é real quando é compartilhada”.

Ou seja, com essa história real, descobrimos que até mesmo o que julgamos incorreto ou inadequado serve para nossa construção social e espiritual.

Logo, seu projeto de vida deve incluir o item: se tornar forte!

Invista em um projeto de vida coerente

Descubra quem você é e suas paixões

Responda as perguntas a seguir e identifique todos os aspectos que gostaria de desenvolver e ainda não o fez:

 

  • quais são meus valores?
  • o que eu gostaria de fazer?
  • com que gostaria de trabalhar?
  • e estudar?
  • quais são meus pontos fortes?
  • quais são meus pontos fracos?
  • no que preciso melhorar?
  • quais as oportunidades que tenho em vista?
  • o que ameaça meus planos?
  • o que prefiro, trabalhar ou ter um emprego?

Faça uma lista

Coloque todas suas respostas no papel e encontre seu desejo mais claro, ele será o seu objetivo principal!

Percebeu que determinado hobby ou alguma área profissional específica é seu grande sonho?

Não perca tempo e procure quais são as qualificações que você precisa ter para desenvolver bem essa atividade.

Garanto que daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje!

Como escolher a profissão ou o curso de pós-graduação?

Não há como fugir.

A maioria das pessoas que buscam um projeto de vida desejam criar um plano de carreira, seja para escolher uma profissão ou para se especializar em sua área de atuação para crescer profissionalmente.

Para definir um planejamento de carreira de sucesso, você precisa considerar qual o seu momento profissional atual e quais são seus principais objetivos pessoais e profissionais:

  • mudar de cargo;
  • conquistar aumento de salário;
  • transferência de empresa;
  • conseguir novos conhecimentos e habilidades;
  • cursar uma graduação ou curso de especialização;
  • realizar um intercâmbio;
  • adquirir qualidade de vida;
  • inserir-se no mercado de trabalho.

Feito isso, pesquise a área que você quer atuar no mercado de trabalho.

Confira quais são as demandas e responsabilidades do cargo que você almeja e quais requisitos e competências são necessárias para chegar lá.

Consulte também qual a média salarial, quais benefícios e se o cargo demanda algum nível de experiência que você ainda não possui.

Com essas informações, você poderá definir melhor suas metas e objetivos e ter uma visão geral das estratégias que deve traçar a fim de alcançá-los.

Não se esqueça de investir na sua qualificação profissional, seja com cursos de curta duração, graduação, pós-graduação ou MBA.

Gostou do modelo de projeto de vida? Que tal começar a fazer o seu agora mesmo?

Compartilhe conosco o seu plano de vida! Qualquer dúvida, estaremos a disposição para te ajudar.

Compartilhe este post: