Fale com nossa Equipe:
(65) 3321-3365

Curso de extensão: quando e por que você deve investir

Ultimamente você tem pensado sobre a possibilidade de incrementar a sua carreira realizando um curso de extensão?

Como já sabemos, o mercado demanda cada vez mais por perfis de profissionais qualificados e com habilidades específicas do cargo que vai atuar. Essa situação faz com que seja necessário sempre estar se atualizando sobre determinado assunto.

Os cursos de extensão são uma ótima oportunidade para se desenvolver mais especificamente sobre um tema. E um dos seus grandes benefícios é a sua duração que, a depender da instituição de ensino e do curso escolhido, pode ser feito em um fim de semana, uma semana ou até três meses.

Além disso, outro fator que faz com que os cursos de extensão sejam procurados especialmente por pós-graduandos é a possibilidade de incrementar seus conhecimentos de especialização ou, até mesmo, se atualizar sobre o assunto.

Por esses motivos, esses cursos têm atraído cada vez mais profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, possuem alto nível de escolaridade, mas querem se destacar ou se atualizar.

Se você se interessou pelas vantagens que realizar um curso de extensão podem trazer para o seu futuro profissional, siga com a gente!

Neste artigo, explicamos as principais diferenças entre um curso de extensão e um curso livre, seus principais benefícios e de que forma esse curso pode ajudar a alavancar a sua carreira.

Qual a diferença entre curso de extensão e curso livre?

O curso de extensão e o curso livre podem se confundir em alguns aspectos, mas, olhando mais de perto, é possível notar nuances que podem fazer uma grande diferença na escolha final.

Ambos têm o intuito de aprimorar o conhecimento em alguma área, mas existem duas principais distinções entre esses dois tipos de curso: o objetivo e a instituição que oferece.

Falando mais detalhadamente sobre o primeiro, enquanto o curso livre é mais focado no mercado profissional, o curso de extensão é um misto entre prática e teorias acadêmicas.

E isso nos leva a segunda característica mais marcante entre os dois. Ao passo que o curso livre pode ser oferecido por qualquer empresa ou, até mesmo, pessoas físicas, os cursos de extensão são oferecidos apenas por instituições acadêmicas, como centros universitários.

Por esse motivo, o curso de extensão é marcado pelo vínculo entre a instituição de ensino e pessoas que se sentem atraídas pelo universo acadêmico. Em geral, os projetos também possuem um caráter social, com temas voltados para a educação, cultura, ciência e tecnologia.

Outra diferença é que, por ser oferecido por instituições de ensino, os cursos de extensão são reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação. Ao contrário dos cursos livres, que emitem certificado de horas, porém são regulamentados pela própria empresa que concedeu o curso.

Benefícios de um curso de extensão

  • Flexibilidade de horário

Como já mencionado, a duração desse tipo de curso pode variar, podendo ser de uma semana até meses. Por esse motivo, para quem não tem muito tempo livre durante a semana, é uma boa escolha.

Além disso, existe a opção de curso de extensão online ou presencial, facilitando ainda mais a vida de quem é muito ocupado.

  • Menor custo

custo para fazer uma pós-graduação é mais elevado, restringindo pessoas que tenham interesses em vários assuntos, mas não têm como arcar com uma segunda pós. Por ser em menor tempo, os preços costumam ser mais acessíveis também.

  • Ter contato com outras áreas

O curso de expansão também pode ser um tipo de experimentação. Se você está fazendo um mestrado ou doutorado, pode fazer um curso de extensão para aprender mais sobre um determinado assunto que a sua especialização não toca e é essencial para a conclusão da sua tese.

Como um curso de extensão pode alavancar a minha carreira?

Como citado no início deste artigo, o mercado está cada vez mais exigente. Os empregadores têm procurado pessoas que saem da sua zona de conforto, que buscam novas experiências e que estejam constantemente interessadas em aprender.

Para quem está fazendo um curso posterior a graduação, o curso de extensão feito durante a especialização significa a oportunidade de conhecimento extra ao da sala de aula. Pense que, além do que os seus colegas estarão aprendendo, você terá conteúdo a mais, o que te coloca a frente no momento de concorrer a uma vaga de emprego.

Outro diferencial será uma experiência ampla, até mesmo uma formação em mais de uma área, sem a necessidade de investir e passar por todo o processo de outras especializações. No mercado de trabalho sempre haverá uma vaga para aquele profissional que traz consigo uma bagagem diversificada. Você será um multiprofissional!

Um motivo que tem feito profissionais já qualificados a procurar por esses cursos é também a vontade de se atualizar. Em geral, as profissões estão se modernizando a todo momento, seja com novas ferramentas, novas teorias ou táticas de como exercer determinada função.

Seria inviável fazer cursos de 2 anos para tentar se manter dentro das novidades, certo? É nesse momento que esses cursos se mostram uma opção interessante.

E se você já tem plena certeza de que quer ingressar no mundo acadêmico, um curso de extensão no currículo pode ser decisivo para conseguir aquela vaga de mestrado ou doutorado. Apesar de não ser considerado oficialmente um critério de desempate, os avaliadores da banca costumam observar isso na hora de selecionar um candidato.

Para quem é indicado o curso de extensão?

A depender da instituição de ensino, os pré-requisitos podem mudar.

Em alguns lugares não é necessário ter um curso de graduação antes, bastando ser apenas maior de 18 anos. Já em outras, é um pré-requisito estar estudando ou ter estudado em uma instituição de ensino superior.

Também não é pré-requisito que a sua formação anterior dialogue com o curso de extensão. Você pode ser formado em direito, ter uma pós-graduação ou MBA em recursos humanos focado no direito do trabalho e pensar em fazer um curso de extensão em estatística, por exemplo.

Por ser rápido, é especialmente indicado para pessoas que foram efetivados em um cargo e sentem falta de uma habilidade especial, como a liderança ou gestão de equipe.

O curso de extensão é bastante democrático, podendo ser feito pelos mais diversos tipos de perfis, se você:

  • deseja atualizar seus conhecimentos em alguma área;
  • tem vontade de diversificar suas habilidades.

Então será a escolha certa!

Quais são os cursos de extensão que o IPOG oferece?

Agora que você viu todos os benefícios de realizar um curso de extensão após ou durante a sua especialização, com certeza deve estar se perguntando quais são as opções disponíveis no mercado para incrementar o seu plano de carreira.

Aqui no IPOG temos um infinidade de cursos das mais diversas áreas do saber. Basta encontrar a que está mais alinhada a sua carreira e aos seus objetivos!

Entre as opções, estão cursos voltados para:

  • Arquitetura e design;
  • Comunicação;
  • Direito;
  • Educação;
  • Engenharia/arquitetura;
  • Gestão/Negócios;
  • Saúde;
  • Tecnologia da Informação.

Acessando este link, você pode conferir todos os cursos disponíveis na IPOG e informações detalhadas de cada um deles, como carga horária, conteúdo programático de cada unidade e o que você vai aprender ao realizá-lo.

Para mais informações, entre em contato com a gente!

Compartilhe este post: