Telefone: (65) 3321-3665

Especialização em Contabilidade: faça a escolha certa, lendo este artigo!

Conheça as possibilidades de atuação no mercado contábil

O mercado de Contabilidade é rico em oportunidades, mas sabemos que elas não são conquistadas da noite para o dia.

Muito trabalho, dedicação e estudos serão cobrados dos profissionais que desejam construir uma carreira brilhante. E você pode começar a trilhar sua estrada para o sucesso profissional com uma especialização em Contabilidade.

Mas antes, que tal conhecer as possibilidades de atuação neste mercado?

Esse artigo foi escrito para ajudá-la(o) a conhecer melhor as possibilidades e prepará-la(o) para o ingresso em uma pós-graduação em Contabilidade.

Interessado em garantir um futuro promissor? Então continue com a gente!

O que considerar antes de escolher uma especialização em Contabilidade?

Há uma diversidade de questões a considerar antes da escolha efetiva de uma pós-graduação em Ciências Contábeis e a maioria delas são muito pessoais e terão que ser resolvidas entre você e você mesmo.

Contudo, há outras questões que implicam na vida de qualquer profissional que busca especialização nesta área, e é delas que trataremos a seguir, confira.

Respeite o seu tempo

A depender do tipo de pós-graduação, é necessário pensar no melhor momento.

Por exemplo, para quem deseja fazer um curso de MBA, um conselho comum é ter algum tempo de experiência no mercado, enquanto a especialização em Contabilidade é muito indicada para os recém-formados.

Antes de qualquer recomendação, é essencial considerar suas ambições pessoais e o seu planejamento de carreira profissional.

Além disso, certifique-se de ter tempo para dedicar-se às aulas e aos estudos. Escolha um curso cujos horários e a metodologia acompanhem o seu tempo.

Por exemplo, para as vidas mais agitadas, cursos na metodologia blended learning ou EAD costumam funcionar melhor.

Analise as possibilidades oferecidas pelo mercado

Antes de ingressar em uma pós ou MBA em Contabilidade, busque conhecer as áreas de atuação e o que tem sido desenvolvido pelo mercado.

É muito comum que a ansiedade por incrementar o currículo e conseguir uma oportunidade de emprego interessante, resulte na escolha precipitada de um curso de especialização em Contabilidade, ignorando o próprio projeto de vida da pessoa.

E por falar nisso, sabemos que nem todo mundo tem um plano de carreira bem estruturado, o que leva à perda de grandes oportunidades.

Ciente dessa realidade, a nossa equipe elaborou um artigo que a(o) ajudará nessa etapa: Plano de carreira profissional: monte o seu em 5 passos.

Ao longo do texto, você poderá refletir sobre a sua jornada profissional e inspirar-se para fazer mais, e melhor, pelo seu futuro.

Agora, considerando o mercado e suas ambições pessoais, fica fácil fazer a escolha acertada para a sua especialização em Contabilidade.

Quer descobrir como ter sucesso profissional na área contábil? Baixe gratuitamente nosso eBook e aprenda ações de gestão contábil que irão mudar sua rotina de trabalho, melhorando seu desempenho, atendimento e lucratividade: Como ter sucesso profissional na área contábil?

Possibilidades de atuação no mercado de Contabilidade

A Contabilidade é uma área que oferece inúmeras possibilidades de trabalho.

No mercado corporativo, cresce a demanda por profissionais habilitados para atuar em funções operacionais, táticas e estratégicas. E o contador é peça chave para essa atuação.

Atualmente, graças à automatização dos processos da contabilidade, esse profissional tem se tornado um verdadeiro potencializador da economia e lucratividade das empresas.

Inclusive, por notar isso, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) regulamentou as atividades específicas deste profissional através da Resolução CFC nº. 560/83.

A seguir, apresentaremos cada uma e as opções que estas oferecem aos profissionais. Acompanhe.

Analista financeiro

A primeira atividade da nossa lista é a do analista econômico-financeiro. Atuando nesta área, um contador poderá trabalhar com análise de investimento, crédito e desempenho.

É muito comum que esses profissionais atuem junto à agentes financeiros, como bancos, empresas de crédito e outras mais.

Contador

O profissional que trabalha como contador, tem a possibilidade de atuar com as várias modalidades da contabilidade, a saber:

  • gerencial,
  • comercial,
  • industrial,
  • de serviços,
  • pública,
  • rural,
  • hospitalar,
  • imobiliária,
  • de seguros,
  • de transportes,
  • de entidades sem fins lucrativos,
  • etc.

No dia a dia, é importante que este profissional trabalhe de forma preventiva, evitando a ocorrência de ações trabalhistas e reduzindo custos desnecessários para as empresas.

Para isso, é imprescindível que algumas competências sejam desenvolvidas, como por exemplo:

  • conhecimento em elaboração de cálculos trabalhistas;
  • compreensão sobre trabalho pericial;
  • domínio do procedimento administrativo relativo à fiscalização do trabalho;
  • ciência de medidas de combate ao desperdício de recursos;
  • entre outras.

Sabemos que as graduações acabam por não dar conta em transmitir conteúdo aprofundado para seus alunos e que essas competências não costumam ser aprendidas durante a faculdade. Ainda assim, o mercado cobra que você as tenha desenvolvidas, não é mesmo?

Mas, e agora, o que fazer?

Que tal investir em um curso de pós-graduação em Ciências & Legislação do Trabalho?

Com essa especialização em Contabilidade, você experimentará um ambiente de troca de experiências profissionais e poderá participar da discussão de temas de extrema relevância, tais como: acidentes de trabalho, terceirização de serviços, danos morais e materiais, etc.

Auditor

A auditoria é umas das áreas mais promissoras do mercado contábil, ela conta com significativo crescimento, se comparada aos demais segmentos.

O auditor é o profissional responsável por gerir a distribuição dos recursos financeiros de determinada organização, avaliando a melhor forma para a aplicação destes e, até mesmo, identificando irregularidades nos processos de controle de orçamento.

Essa atividade é muitíssimo importante dentro de uma empresa porque afeta diretamente o seu lucro ou prejuízo, além das possíveis implicações legais, caso algo não esteja dentro das normas e leis.

Portanto, é indispensável para um negócio de sucesso ter um profissional qualificado ocupando este cargo.

Boa parte dos profissionais que escolhem uma especialização em Contabilidade a fim de trabalhar com auditoria têm a ambição de atuar junto a Administração Pública, ocupando o cargo de Auditor Fiscal, por exemplo.

Contudo, o setor público é marcado por regras próprias e exclusivas, além da exigência de aprovação em concurso para determinados cargos.

Isso torna os conhecimentos em contabilidade pública essenciais para qualquer profissional que exerça a função de contador ou gestor público na área federal, estadual ou municipal.

Esse conhecimento pode ser encontrado em uma pós-graduação ou MBA.

Nesse sentido, o Instituto de Graduação e Pós-graduação – IPOG, oferece o curso MBA Administração & Contabilidade Pública.

Essa especialização em Contabilidade teve sua grade configurada a fim de aprimorar as habilidades dos alunos em:

  • contratos e convênios;
  • gerenciamento de projetos;
  • contabilidade e auditoria pública;
  • gestão orçamentária e finanças públicas;
  • carreiras públicas e gestão de pessoas;
  • análise e planejamento de políticas públicas;
  • entre outras.

As aulas são construídas via estudos de caso e resolução de questões reais e ministradas por professores de renome no mercado, com expertise em gestão pública.

Além disso, é ofertado aos alunos o entendimento teórico e prático da aplicabilidade das normas brasileiras e internacionais de contabilidade no âmbito do setor público brasileiro (NBCASP e IPSAS).

Perito contábil

As atividades de perícia contábil – judicial e extrajudicial – e auditoria são determinadas como exclusivas do profissional de contabilidade, segundo artigo 3º da Resolução do CFC nº 560/83.

O perito contábil tem a importante atribuição de constatar a má utilização, do ponto de vista legal, e o desvio de recursos financeiros em uma organização, seja ela pública ou privada.

O especialista em perícia e auditoria financeira está habilitado para trabalhar na análise de documentos e elaboração de laudos, tanto na esfera judicial quanto extrajudicial.

O compromisso maior deste profissional é facilitar a interpretação e o entendimento do conteúdo pelas partes e organizações envolvidas, através de demonstrações referentes a todos os critérios e valores apresentados em seus trabalhos.

No dia a dia do mercado, existe a possibilidade de ocupar cargos de Perito Judicial em Tribunais de Justiça ou Perito Assistente em grandes Financeiras ou Bancos, além de trabalhar em escritórios de advocacia, Associações de Classe, etc.

Conheça o MBA Perícia & Auditoria Econômico-Financeira do IPOG.

Gestor de empresas

Nos dias atuais, é cada vez mais comum encontrar profissionais, cuja formação original é contabilidade, atuando na gestão de grandes empresas.

Isso se justifica pelo profundo conhecimento em finanças, custos e fluxo de caixa, que esses profissionais costumam tratar.

Há, ainda, contabilistas que se arriscam como empreendedores e começam o próprio negócio, por isso, precisam desenvolver conhecimentos em administração, partindo da gestão financeira para a de pessoas.

Some isso ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos que proporcionou a informatização dos processos com o Fisco, o que criou mais um desafio: lidar com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Prepare-se para o cenário de desafios e considere cursar um MBA Contabilidade, Auditoria & Gestão Tributária, com ele você desenvolverá uma visão crítica das práticas de Gestão Contábil e Tributária.

Consultor

Dentro do amplo e crescente universo de atuação do profissional contabilista, surge mais uma possibilidade: a de atuar como consultor contábil.

Com essa atribuição, este profissional pode prestar serviço de consultoria de contabilidade para empresas do terceiro setor e iniciativa privada.

Os serviços de consultoria prestados podem ser para diversas especialidades, como: tributos, planejamento tributário, contabilidade internacional, contabilidade de custos, contabilidade aplicada, análise financeira, tributária, controladoria, comércio exterior, tecnologia da informação aplicada à contabilidade, entre outras.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação

Um estabelecimento de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale ter uma pós-graduação em um local que não será valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes, profissionais de excelência e renome no mercado.

A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento de potencialidades de cada aluno.

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG já conta com quase 20 anos de experiência na formação de excelentes profissionais.

A satisfação dos alunos já se tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos que chega a 97,14%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que existem no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Entre em contato conosco para mais informações!

Compartilhe este post: