Telefone: (65) 3321-3665

Plano de carreira: não deixe o curso de especialização de fora

Muitos alunos já começam a traçar um plano de carreira durante a graduação. Assim, quando o curso é concluído o próximo passo já está bem definido e planejado.

Se este é o seu caso, com certeza, um curso de especialização faz parte da sua lista de prioridades, e você já deve ter um planejamento para iniciar esta qualificação, certo?

Mas, se você é do time que prefere encerrar um ciclo para em seguida pensar em outro, por isso concluiu sua graduação e ainda não definiu qual curso quer fazer, também não tem problema!

Nesse artigo, você vai descobrir o que é especialização, e por que fazer este curso de qualificação após a graduação é o mais indicado para alavancar sua carreira e conseguir destaque no mercado de trabalho.

Confira!

O que é um curso de especialização?

O curso de especialização é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, que confere para aqueles que o concluem o grau acadêmico de especialista.

Com uma duração média de 18 meses, a especialização é a continuação dos estudos do graduado que deseja se aprimorar em áreas de conhecimentos voltadas ao mercado de trabalho ou se habilitar à docência.

A especialização pode ser ou não ligada à área da primeira graduação. Em alguns casos, inclusive, este tipo de pós-graduação é utilizado para a realização da transição de carreira, que ocorre quando um profissional busca atuar em uma área distinta daquela em que se graduou.

Com tantas modalidades como pós-graduação ou MBA, mestrado e doutorado, é comum ter dúvida sobre o que é um curso de especialização.

Diferente da graduação, que tende a ser mais generalista e abordar diversos conteúdos ao longo de seis, oito ou dez semestres, a depender do curso, a especialização é mais focada em fornecer habilidades técnicas específicas relacionadas a determinado tema.

O que isso significa?

Que independente de existirem vários tipos de pós-graduação, o objetivo é o mesmo: fazer de você um especialista.

Você pode pensar que a graduação já é o suficiente. Ou ainda, que por ser um profissional experiente, não precisa mergulhar novamente na vida acadêmica para aprender.

Afinal, o que um curso de especialização pode te oferecer se você já tem o conhecimento prático, certo?

Errado! Um curso de pós-graduação não vai apenas te tornar teoricamente um especialista no assunto, vai também ampliar os seus horizontes para novos insights e novas possibilidades de atuações práticas.

Ainda não se convenceu que a especialização é o melhor caminho para o sucesso profissional?

Então continue lendo e me conte nos comentários qual sua percepção após finalizar a leitura do artigo, combinado?

O que vou aprender com um curso de especialização?

Durante o curso de especialização, você vai conviver com outros alunos que trarão para a sala de aula suas vivências pessoais e profissionais.

Além disso, você terá acesso a cases, e a professores que têm uma vasta experiência prática relacionada à área que lecionam.

Sem mencionar que a maioria dos professores de cursos de especialização são especialistas, mestres e/ou doutores. O que eleva a qualidade do conhecimento que é fornecido e da troca que é estabelecida através dos diálogos em classe.

Sabemos que concluir uma graduação é uma conquista incrível. Mas, com a dinamicidade do mercado de trabalho, a necessidade de se especializar e desenvolver novas habilidades e competências tem se tornado cada vez mais latente.

O número de alunos em cursos de pós-graduação cresce a cada ano, e consequentemente, a concorrência também. Isso faz com que um curso de especialização se torne um investimento mais do que necessário para se destacar no mercado de trabalho.

Vantagens e benefícios de um curso de especialização

A dura verdade é que em muitos mercados a especialização não é mais um diferencial. Mas, ao contrário do que você deve estar pensando, isso não significa que você deve desistir do curso e se contentar com a sua atual situação.

A especialização enriquece o seu currículo e contribui para alavancar a sua carreira.

Você sempre pode ir além, e no que diz respeito a sua carreira profissional o curso de especialização só tem a contribuir com o seu crescimento. Sabe por quê?

Você terá acesso a conhecimentos específicos e que já foram validados por outros profissionais

A grade dos cursos de especialização geralmente segue as tendências de mercado. Isso quer dizer que além de aprender com profissionais altamente qualificados, você terá acesso ao que há de mais novo na sua área de atuação.

E o melhor, este conhecimento chegará até você tendo sido validado por outros profissionais, possibilitando que você conquiste cada vez mais segurança para pensar e realizar inovações na sua rotina de trabalho.

Você vai ter a oportunidade de criar uma excelente rede de networking

Pessoas se conectam com pessoas. Isso é um fato.

Um curso de especialização tem a duração mínima de 360 horas. Sabe o que isso significa? Que você terá muito tempo para criar laços com outros profissionais e com seus professores!

Seus colegas de classe não irão apenas contribuir com o seu aprendizado durante o curso, mas podem ser seus futuros colegas, recrutadores ou até mesmo podem indicar você para aquela oportunidade de ouro.

Muitas oportunidades e parcerias são geradas durante as aulas dos cursos de pós-graduação, por isso, é importante que você leve o seu curso à sério, seja dedicado e participativo, e construa um bom relacionamento com seus colegas e professores.

As chances do seu salário aumentar são muitas (e reais)!

Isso porque o investimento em cursos de qualificação, como a especialização, pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos.

Segundo a CATHO Educação, profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, podem ter ganhos de 53,7% e 47,4% caso concluam uma pós-graduação ou o mestrado/doutorado respectivamente.

Já no cargo de analista, possuir um título de mestre ou doutor pode aumentar o salário em 118%.

Prova disso é o Adriano Souza Fernandes, que investiu em uma pós-graduação como ferramenta de aprimoramento e ascensão profissional e ainda durante o curso foi promovido do cargo de gerente financeiro, para gerente administrativo-financeiro e em seguida para diretor financeiro.

Quer saber como o Adriano conseguiu essa ascensão profissional ainda durante o curso de especialização?

Durante o curso, Adriano foi construindo uma verdadeira ponte que ligava as discussões travadas em sala de aula ao aprimoramento levado para dentro da empresa, exatamente na semana seguinte às aulas.

Cada conteúdo apresentado o inspirava a colocá-lo em prática na semana seguinte aos encontros da especialização.

Cada case estudado, seja de sucesso ou de fracasso, era refletido e servia de base para suas tomadas de decisão na empresa.

Sua contribuição foi sendo reconhecida e atualmente Adriano participa ativamente das tomadas de decisões que conduzem a empresa, a Soluti – Soluções e negócios inteligentes, ao posto de referência nacional em certificação digital.

E então, convencido? Que tal começar a planejar agora o seu curso de especialização?

Preparamos um conteúdo exclusivo com 8 passos para fazer a sua pós-graduação. E o melhor: gratuito!

Acesse e baixe agora.

Compartilhe este post: