Fale com nossa Equipe:
(65) 3321-3365

Plano de carreira profissional: monte o seu em 5 passos

Se você anda buscando realização profissional a longo prazo e almeja conquistar o cargo dos sonhos nos próximos anos, esse artigo é para você.

Porque nele vamos explicar o que é um plano de carreira e porque é tão importante ter esse planejamento bem elaborado.

Ao longo do texto, você poderá refletir sobre a sua jornada profissional até aqui e inspirar-se para fazer mais (e melhor) pelo seu futuro.

Boa leitura!

O que é plano de carreira?

Plano de carreira é um conjunto de objetivos e metas organizados estrategicamente para trilhar o caminho de crescimento profissional de um indivíduo. Sua finalidade é relacionar os aspectos pessoal, familiar, comunitário e profissional de uma pessoa, a fim de alcançar o tão estimado “sucesso”.

Apesar de parecer difícil, montar um plano de carreira é uma tarefa simples. Você precisará, apenas, investir um pouco de tempo, dedicação e planejamento.

Existem dois tipos de plano de carreira:

  1. Plano de carreira pessoal, é montado por você e para você. Nele você mesmo poderá determinar quais caminhos quer trilhar e quais os próximos passos que precisam ser dados nele.
  2. Plano de carreira empresarial, é oferecido pelas organizações para seus colaboradores. Nele estão contidos os cargos disponíveis no negócio e o que é requerido de cada colaborador para alcançá-los.

Por que é importante estabelecer um plano de desenvolvimento profissional?

Não é mais novidade que a (utópica) separação entre a vida pessoal e profissional não funciona tão bem na prática. Para muita gente, conquistar sucesso profissional significa também sucesso em âmbito pessoal.

Nesse sentido, para conquistar seu lugar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, é imprescindível ter horizontes bem definidos.

Imagino que você deva conhecer a obra literária Alice no País das Maravilhas, um clássico do Lewis Carroll.

Lembra-se do diálogo de Alice com o Gato Que Ri, quando a jovem se encontra em parafusos por não saber qual caminho seguir diante de uma encruzilhada?

Dessa conversa podemos tirar uma importante lição para a vida de qualquer um de nós, a qual o Carroll comunica de maneira genial na frase dita pelo gato:

“Quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”.

As verdades contidas nessa frase deixam clara a relevância de elaborar um planejamento para as nossas carreiras.

Diante disso, o primeiro passo para um planejamento de carreira eficiente é definir metas de curto, médio e longo prazo, conforme aconselha Lucas Oggiam, gerente de uma das maiores agências de recrutamento profissional do mundo, a Page Personnel.

Com um planejamento de carreira, você assume o controle dos rumos da sua vida, porque passa a ter clareza sobre onde está e onde pretende chegar.

Tendo isso em mente, é muito mais fácil identificar possíveis gaps ao longo do processo e, assim, ajustar aquilo que vier sair dos trilhos.

Como montar um plano de carreira eficaz?

Antes de partir para a elaboração de um plano de carreira, é importante que você mapeie cuidadosamente:

  • a si mesmo: identifique seus valores, interesses, motivações e talentos;
  • a sua situação atual: liste todas as competências e debilidades que você julga possuir ou que outras pessoas indicaram que você tenha;
  • o mercado de trabalho: mire um setor de atividade, cargo e função em que você pretende atuar. Não se esqueça de identificar as oportunidades e riscos envolvidos, bem como quais os pré-requisitos para alcançar esse cargo.

Tendo cumprido essa etapa de mapeamento, é chegada a hora de montar o plano propriamente dito. Você poderá fazer isso em apenas cinco etapas simples:

Etapa 1: Definição de objetivos e metas;

Etapa 2: Criação de um plano de ação para desenvolver as habilidades e melhorar as debilidades;

Etapa 3: Elaboração de prazos, como numa linha do tempo, para cada uma das metas estabelecidas;

Etapa 4: Registro do plano em uma folha de papel ou em algum outro dispositivo de sua preferência.

Etapa 5: Avaliação regular do próprio progresso. Encontre motivação inspirando-se em exemplos de sucesso.

Coloque seu plano de carreira no papel

Um plano de carreira eficiente é produto do cruzamento dos mapas (pessoal, de competências e do mercado) de que falamos anteriormente, com as ambições de um indivíduo.

Para desenhar o seu, responda aos questionamentos a seguir:

  • Qual cargo você deseja ocupar daqui a alguns anos? Esteja atento à sua realidade e trace metas alcançáveis.
  • Qual salário deseja receber quando chegar lá?
  • Que tipo de conhecimento você precisará adquirir ou quais habilidades deverá desenvolver para assumir esse cargo?
  • Em seus cálculos, quanto tempo deverá se passar até você chegar nesse cargo almejado: cinco, dez, vinte anos?
  • Quais os recursos ou relacionamentos servirão de apoio nesse caminho?

Ao responder essas perguntas, você terá um plano de carreiras desenhado. Este nosso exemplo foi mais direcionado ao mundo do trabalho, mas você pode adaptar essas questões à qualquer outra área da vida.

Plano de desenvolvimento profissional dentro de uma empresa

Agora, suponha que você foi admitido em uma empresa que é referência na sua área de formação. Você está empolgado com o novo trabalho e pretende crescer profissionalmente dentro da organização.

Hoje você ocupa o cargo de Assistente, mas seu objetivo é tornar-se Gerente de Projetos.

Para que esse seu objetivo seja promovido de sonho para meta alcançável, você não depende somente do seu plano de carreira pessoal, mas também do plano de carreira proposto pela empresa aos seus funcionários.

Em empresas consolidadas no mercado, é muito comum que o setor de Recursos Humanos tenha pré-estabelecido uma espécie de “mapa da mina”, onde são definidas as competências e habilidades requeridas de um colaborador para ocupar cada cargo disponível naquele negócio.

Em outras organizações que ainda estão em fase de desenvolvimento, o funcionário tem a oportunidade de ele mesmo elaborar esse caminho a trilhar. Nessas organizações, a proatividade e iniciativa são essenciais para conseguir galgar novas posições na hierarquia da empresa.

De acordo com especialistas em desenvolvimento de carreira, os profissionais que avançam mais rápido em suas carreiras têm um perfil similar:

  • são orientados a resultados;
  • antecipam soluções;
  • fazem mais do que lhes é solicitado;
  • possuem visão estratégica;
  • conectam-se às pessoas.

Descubra porque uma pós-graduação pode alavancar o seu plano de carreira

Responda-me uma coisa: hoje, você está ocupando o cargo dos seus sonhos? Se não, o que você acredita que falta para te fazer chegar lá?

Leonardo Afonso Teodoro iniciou sua jornada profissional como office boy em uma drogaria, onde foi crescendo hierarquicamente até alcançar o balcão de vendas.

Alguns anos mais tarde, depois de passar por algumas lojas, ele abriu uma farmácia em sociedade. Três anos depois, administrava sozinho a loja que hoje é a matriz de sua rede de quatro farmácias: a Leomed Drogarias.

O Leonardo é formado em Farmácia, contudo nunca atuou na área. Seu interesse sempre esteve em gerir e administrar um negócio.

Foi por estar atento aos seus sonhos e à sua própria realidade que ele foi em busca de qualificação e fez duas pós-graduações no IPOG – Instituto de Pós-graduaçãoGraduação.

Com a primeira especialização, o MBA Marketing & Inteligência Digital, o Leonardo atualizou toda a identidade visual e o layout da sua marca, influenciado pelo conhecimento adquirido nos módulos de marketing.

Mais tarde, quando ingressou no MBA Executivo em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado do IPOG, ele conseguiu desenvolver ainda mais o seu negócio: definindo a hierarquia dentro da empresa, o quadro de funções e padronizando os procedimentos nas lojas.

O farmacêutico é atento às necessidades e exigências do mercado atual e, por isso, vive em busca de atualização.

Hoje, ele continua trabalhando para a ampliação do seu negócio e pretende aperfeiçoar sua atuação para caminhar a passos mais certeiros.

Invista na sua carreira com uma pós-graduação!

Assim como o Leonardo, inúmeros profissionais têm consciência da importância de uma pós-graduação ou MBA para se destacar no mercado de trabalho.

Com o crescimento do número de alunos cursando pós-graduação no Brasil, especializar-se passa de um diferencial para uma quase obrigação para profissionais que sonham alto.

A partir do momento que você entende isso e busca qualificação, as dúvidas em relação a que direção tomar, como as da Alice no País das Maravilhas, começam a ser eliminadas.

Faça como o Adriano e escolha cursar uma pós-graduação em um estabelecimento de ensino com reconhecimento no mercado e quase 20 anos de experiência em formar grandes profissionais por todo o país.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

Para começar sua jornada de desenvolvimento, baixe gratuitamente o nosso Infográfico: 8 passos para fazer a sua pós-graduação! e confira dicas que vão te ajudar a extrair o máximo de uma especialização!

8 passos para fazer sua pós-graduação

Compartilhe este post: