Fale com nossa Equipe:
(65) 3321-3365

Saiba como fazer uma boa entrevista de emprego e se destacar!

Quando recebemos aquela tão esperada ligação agendando uma entrevista de emprego, é natural ficarmos ansiosos.

Afinal, após vencer a fase de espera, começamos a nos preocupar em demonstrar valor para nos destacar frente aos concorrentes e chamar a atenção do recrutador!

Mas, você sabe como fazer uma boa entrevista de emprego e conquistar a oportunidade desejada?

Segundo o Portal Agência Brasil, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 13,1% no primeiro trimestre do ano de 2018. Em contrapartida, o número de especialista, mestres e doutores aumentou significativamente no país.

Ainda de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), atualmente são 122.295 estudantes de pós-graduação, dos quais 76.323 são de mestrado acadêmico, 4.008 de mestrado profissional e 41.964 de doutorado.

O que isso significa? Que a concorrência está cada vez mais acirrada, e que o mercado de trabalho conta com muitos profissionais bem qualificados, alguns dos quais, possivelmente, concorrendo pela mesma vaga que você.

Mas, não se desespere! Confira neste artigo algumas dicas para fazer uma entrevista de emprego de sucesso e arrase durante o seu processo seletivo!

Como fazer uma boa entrevista de emprego: itens cruciais

No momento imediato à ligação o sentimento é de euforia.

Provavelmente, você enviou diversos currículos, se candidatou a algumas vagas e estava esperançoso aguardando o recrutador entrar em contato, estou certo?

Passados os minutos eufóricos iniciais, bate aquele leve desespero “Vou fazer uma entrevista de emprego e agora?”, e é nesse momento que as dúvidas mais comuns começam a surgir:

  • o que devo vestir?
  • será que chegar ao local da entrevista é fácil?
  • quais informações devo saber sobre a empresa?
  • a entrevista será em grupo ou individual?
  • o que irão me perguntar?
  • como devo responder às perguntas do recrutador?

Além de todas os itens mencionados acima, existem alguns pontos cruciais que devem ser considerados por você durante a preparação.

Três são essenciais. Por isso, devem ser colocados no topo da lista de coisas que você deve considerar sobre como fazer uma boa entrevista de emprego, e não devem ser, em hipótese alguma, deixados em segundo plano.

Pesquise sobre a empresa, informação nunca é demais!

Durante a entrevista é importante que você esteja apto a responder perguntas sobre a empresa. Há quantos anos atua no mercado, quais serviços ou produtos oferece, missão, visão e valores, etc.

Os recrutadores utilizam perguntas como essa para medir o seu nível de interesse e proatividade. Por isso, você deve fazer uma rápida pesquisa e colher algumas informações sobre a corporação na internet.

Assim como as empresas monitoram comportamento nas redes sociais para contratar ou demitir colaboradores, você pode tentar fazer um retrato da empresa através dos perfis, tanto da companhia como dos próprios funcionários, nas redes sociais.

Uma boa dica é verificar a página da empresa no Linkedin!

Por falar nisso, você sabia que o Brasil é o país onde o Linkedin mais cresce no mundo?

Se você não tem um perfil no Linkedin deve fazê-lo e mantê-lo sempre atualizado!

Isso aumenta suas chances no mercado de trabalho, afinal, atualmente muitas pessoas são recrutadas através dessa plataforma.

A proposta do Linkedin é ser uma rede social voltada para negócios, assim, criando o seu perfil você pode construir sua rede profissional, ter acesso a muitas oportunidades e deixar o seu currículo ao alcance de recrutadores em todo brasil.

Estando no Linkedin, sempre que se candidatar a um vaga, você pode consultar a página da corporação, e ter acesso ao perfil dos funcionários, caso eles declarem a empresa em suas páginas profissionais.

Desta forma, você poderá visualizar as vagas que a empresa divulga, os conteúdos que ela publica, verá o tempo de casa de alguns colaboradores, e terá mais segurança na hora de se candidatar.

Isto porque, através do perfil da empresa, você poderá ter pelo menos noção se a vaga é de uma organização séria ou não.

Olhar a página da empresa no facebook e o perfil no instagram também é uma boa opção.

Geralmente, a empresa expõe seus valores e práticas nestes canais, como, por exemplo, ações sociais, datas comemorativas relacionadas às questões de saúde, pautas de cunho social, etc.

Você deve estar se perguntando por que isso é importante para fazer uma boa entrevista de emprego, certo?

Se a empresa valoriza os seus colaboradores por realizarem trabalhos voluntários, por exemplo, você pode usar isso ao seu favor no momento da entrevista, falando sobre alguma ação ou grupo voluntário que você participe ou tenha participado.

A pontualidade diz muito sobre você

Este é um item crucial para quem está procurando formas de como fazer uma boa entrevista de emprego.

Se você não for pontual para chegar à entrevista, que é o momento de impressionar o recrutador, o que garante que você será assíduo no cumprimento dos horários de trabalho?

Ao receber a ligação, deixe a euforia de lado e confirme com o seu interlocutor a hora da entrevista. Peça indicação de pontos de referências sobre o local onde será realizada, e confirme o nome do prédio e o andar.

É muito importante, caso não conheça o local indicado, que você pesquise formas de chegar, e saia de casa com bastante antecedência.

É fundamental que você chegue ao local da entrevista pelo menos 30 minutos antes do horário agendado, assim, você poderá confirmar a sala onde será realizada a seleção e aguardar tranquilamente ser chamado pelo recrutador.

Esteja vestido adequadamente

Esse item parece ser óbvio, não é? Mas, acredite! Muitas pessoas cometem erros grotescos na hora de escolher a roupa para o dia da entrevista.

É natural ter dúvidas de como se vestir para uma entrevista de emprego. Mas, com alguns cuidados você pode se sentir confortável e ainda passar uma boa impressão para os recrutadores.

Durante a pesquisa sobre a empresa, você provavelmente conseguiu traçar um perfil, certo? Nas redes sociais ou no site, os colaboradores aparecem utilizando algum estilo de roupa específico? Usam uniformes? Roupas sociais? Camisas de manga curta?

Outro fator que você deve considerar é o ramo de atuação da empresa.

Se você está fazendo seleção para um escritório de advocacia, o ideal é que utilize uma roupa social. Se for uma agência de publicidade a tendência é que você esteja um pouco mais despojado.

Sabemos que algumas empresas são mais informais que outras, entretanto, para não errar, a dica é utilizar cores sóbrias e roupas mais alinhadas, sempre!

  • Para os homens: evitem os sapatos abertos como alpargatas, bermudas, camisas com muitas estampas ou cheias de frases ou que mostrem a barriga;
  • Para as mulheres: evitem roupas muito curtas, cores vibrantes, sandálias rasteiras e blusas muito decotadas ou que mostrem a barriga.
  • Saiba como explorar suas potencialidades para uma boa entrevista de emprego

    Esse é um dos momentos mais importantes da entrevista de emprego. É preciso saber “vender o seu peixe” sem parecer arrogante ou desesperado pela vaga.

    Primeiro, faça uma lista de todos os seus pontos fortes e dos pontos fracos também, certamente você será perguntado sobre ambos e não vale dizer coisas como defeito “sou muito perfeccionista!”.

    Ao verificar os perfis da empresa na internet, observe quais potencialidades seriam mais valorizadas pelos seus recrutadores.

    Por exemplo, se você perceber que a maioria dos funcionários no Linkedin possui uma pós-graduação ou MBA, não deixe de mencionar durante a entrevista que você tem um curso de especialização.

    Caso você ainda não conte com esse diferencial no seu currículo, mencione que faz parte do seu planejamento de carreira, a curto prazo, investir em um curso de pós-graduação.

    Você pode conferir também, o perfil do profissional atual mais valorizado pelas organizações e fazer uma lista dos itens que você se identifica para abordá-los durante a entrevista.

    É o meu primeiro emprego, o que devo falar?

    Se você está fazendo uma seleção para a sua primeira oportunidade de trabalho e quer saber

Compartilhe este post: