Telefone: (65) 3321-3665

Saiba o que é inteligência de mercado, conheça exemplos e entenda como desenvolvê-la para se destacar

Como falar de inteligência de mercado sem citar exemplos de sucesso tais quais: a revolução do Taxi vs. Uber, corretores de seguros vs. Youse Seguros ou até mesmo a startup unicórnio Nubank?

Esses são alguns exemplos clássicos de sucesso com base em visão estratégica e Business Intelligence (BI).

Empresas visionárias que conquistam cada dia mais espaço econômico e social através das inovações e, principalmente, da comunicação pensada para o novo consumidor, o 3.0.

Temos uma boa notícia: para desenvolver uma empresa até esse ponto não é preciso uma ideia divina! Pode ser muito mais fácil se houver dedicação e inteligência de mercado.

É justamente no setor de inteligência de mercado que muitos profissionais encontram sua ascensão profissional e a tão sonhada guinada financeira.

Se você busca reconhecimento profissional, um cargo de liderança ou até mesmo empreender, entender como funciona essa estratégia e ter conhecimento sobre a análise de dados para tomada de decisão é, definitivamente, o primeiro passo para a oportunidade tão sonhada.

O que é Inteligência de mercado

Também conhecida como análise de informações para tomada de decisão, a inteligência de mercado é uma estratégia necessária para a atualização e crescimento de empresas de diferentes portes e segmentos.

O método consiste na busca das melhores práticas de atuação e desenvolvimentos dos processos da companhia, através de exames e monitoramentos sobre a empresa em si, clientes, mercado e, principalmente, concorrentes.

Através deste levantamento, o desempenho da empresa se garante com exatidão e performance positiva, antecipando tendências futuras de mercado através de produtos e serviços de qualidade e inovação.

Processo bastante confundido com benchmarking, diferenciando-se pelos seguintes fatores:

Benchmarking

É um processo de pesquisas que permite a comparação e análise da concorrência em diversas práticas, desde produtos, modelos de gestão, serviços e métodos utilizados no mercado em geral.

O objetivo é absorver as características de cada formato de gestão e processos dos concorrentes para alcançar superioridade no segmento.

Inteligência de mercado

Enquanto o benchmarking é um processo de pesquisa, a inteligência de mercado é um processo constante de análise e monitoramento, focado em antecipar tendências, prever possíveis crises e estar à frente das exigências do negócio.

À medida que o benchmarking é uma técnica de observação e estudo passivo, a inteligência de mercado se dá através da competição e reação antecipada as modificações de mercado, apostando na obtenção de dados e informações para gerar insights.

Business Intelligence: o que é preciso para se destacar?

Para estar à frente, é necessária a contratação de assessorias de imprensa seja para filtragem, seja para a curadoria de notícias importantes para o negócio.

Entretanto, para encontrar profissionais realmente capacitados, é importante obter algumas características profissionais, como:

Esses skills podem ser facilmente absorvidos em cursos profissionalizantes voltados para capacitação estratégica e profissional, como o MBA em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado.

Além disso, os profissionais de gestão precisam desenvolver cada vez mais a sua visão crítica sobre gestão comercial, aliados aos fundamentos de marketing, vendas e dos processos comerciais.

Inclusive, você que se interessa em Gestão de Negócios e quer inovar para competir no jogo empresarial, baixe o nosso e-book inteiramente grátis e descubra como!

Invista em inteligência de mercado e comunicação estratégica

O bom funcionamento de uma empresa é a junção correta e interligada de todos os processos da companhia. Desde a produção do conteúdo, serviço ou produto até a comunicação e divulgação final.

No entanto, entre um processo e outro existem diversos estudos, diagnósticos e expertises do mercado que o empreendedor deve ter conhecimento para que a engrenagem funcione perfeitamente.

Um dos pontos positivos da inteligência de mercado, como vimos, é analisar para ter acesso a dados e a partir daí obter informações cruciais para o destino do negócio. Porém, é nesta fase que está a dificuldade: colocar em prática os dados obtidos para gerar insights.

Uma das formas mais assertiva de posicionamento de marca é a comunicação estratégica e digital. Nesse segmento, a inteligência de mercado examina o cliente e o mercado, observando o que deve ser alterado e otimizado.

Vale enfatizar ainda que fazer uma espécie de ressonância de como os consumidores se portam diante de um determinado produto ou serviço, auxilia no desenvolvimento de uma estratégia que comunique de forma eficiente com o público-alvo.

MBA em Gestão Comercial & Inteligência de Mercado: o que vou aprender?

O MBA em Inteligência de Mercado consiste em aprender a analisar mercados e gerenciar os recursos organizacionais, utilizando da inteligência competitiva e de mercado e dos sistemas de informação aplicados aos negócios, o que torna possível analisar o mercado detalhadamente, através de variáveis que possam afetar os negócios de alguma forma.

Além disso, é possível a formação completa de um Executivo Comercial estratégico, voltado para agregação de valor e obtenção de resultados, através de professores nacionalmente renomados e com comprovada experiência de mercado.

Conheça a grade completa e todas as especificações sobre o MBA em Gestão Comercial & Inteligência de mercado.

Conheça o IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação

Uma instituição de ensino com nome e reconhecimento no mercado faz total diferença no currículo. De que vale ter uma pós-graduação em um local não valorizado por recrutadores e executivos?

O IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação – realiza diversos cursos de ensino superior e tem em seu quadro de docentes professores de excelência e renome no mercado. A proposta é um ensino humanizado, que estimula o desenvolvimento das potencialidades de cada aluno.

Presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, o IPOG conta com quase 20 anos de experiência na formação de grandes profissionais.

A satisfação do aluno tornou a sua marca registrada e a prova disso é o índice de satisfação dos alunos, que chega a 97,14%, em todo o país.

Os projetos pedagógicos realizados na instituição são diferentes dos que já existentes no mercado e isso fez a instituição alcançar o status que tem hoje.

Não deixe de investir no seu futuro e se tornar aquele profissional que sempre sonhou.

 

Entre em contato conosco para mais informações!

Compartilhe este post: