O empreendedorismo e a inovação têm grande importância no desenvolvimento dos países. O fenômeno do empreendedorismo é imprescindível para o desenvolvimento econômico, já que o surgimento de novas empresas possibilita a geração de novos empregos, gera riquezas e dinamiza a economia.
A inovação é uma das grandes forças motrizes da competitividade de empresas e países. Depoimentos de empresários mostram que investimentos de aproximadamente 3% da receita líquida em inovação correspondem a um incremento da ordem de mais de 23% no faturamento bruto das empresas. Por outro lado, estudos confirmam que empresas que não investem em inovação correm o risco de ver seus produtos serem considerados commodities, sem diferencial competitivo, e assim perderem mercado. Pesquisa realizada com 246 CEOs de todo o mundo concluiu que um dos três principais fatores que mais impedem a inovação nas empresas é a escassez de talentos, o que mostra um mercado potencial para profissionais com especialização nessa área.
A estratégia direciona os processos e recursos no empreendedorismo e alavanca a inovação como fonte de vantagem competitiva. As técnicas e processos de inovação e o empreendedorismo são conteúdos aplicáveis tanto para a iniciativa privada quanto para o setor público, o que sinaliza para uma grande demanda por essa especialização.
Coordenação:
JOE WEIDER DA SILVA?: Especialista em Gestão de Negócios pelo IPOG, Master of Science in Business Administration pela Beulah Heights University (Atlanta, USA)(título válido nos Estados Unidos). 15 anos de experiência como Consultor e Professor nas áreas de Empreendedorismo, Estratégia, Cenários e Inteligência, tendo atuado em grandes organizações como, Caixa Econômica Federal, Exército Brasileiro, Banco do Brasil, MRS Logística, PRODEB, SEBRAE, SENAT. Gerente de Projetos da Brainstorming Consultoria.