Telefone: (65) 3321-3665

Psicanálise: da Clínica aos Espaços Institucionais

Sobre

A constituição do sujeito, a passagem pelo Édipo e a estruturação do psiquismo, os sintomas, o recalque, enfim, o funcionamento do inconsciente é o caminho que a Psicanálise percorre para a compreensão do sujeito. Como fundamentação teórica, a Psicanálise está a serviço do homem em suas diversas práticas, na clínica, na Saúde, na Educação, nas empresas e no laço social. A formação do Psicanalista é, porém, um processo mais complexo que se dá a partir dos estudos teóricos, das supervisões e da análise pessoal. Em seu percurso permanente de formação o Psicanalista estuda e revisita os conceitos e fundamentos teóricos inúmeras vezes ao longo de sua prática. A cada visita uma nova escuta se faz, um novo entendimento, novas construções.

A proposta desta especialização é auxiliar a formação do Psicanalista e dos profissionais da Saúde e Educação, fornecendo uma abordagem que torne possível uma escuta clínica do sujeito, e também um dispositivo de entendimento e intervenção no âmbito da Saúde, das organizações e da Educação.

Diferenciais:

• Permite a compreensão do sujeito, essencial a todo profissional que trabalha com pessoas, tomando por base o referencial psicanalítico.

• Possibilita ao profissional da clínica uma compreensão dos manejos da técnica com crianças, adolescentes e adultos.

• Abre um campo de atuações aos profissionais que iniciam seu percurso, tendo o dispositivo psicanalítico como eixo norteador do entendimento e da prática em escolas, hospitais, organizações e outras instituições.

Coordenação:

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) - Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Especialista em Psicopatologia Clínica, Formação em Psicanálise - Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do ICAD (Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo). Atuação clínica há 15 anos.

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES (CRP: 09/3178) - Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS - Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.

Quer mais informações?

Fale com um consultor

Compartilhe este curso: